Entre maio e julho, acontece em Bombinhas a Pesca Artesanal da Tainha. O período é marcado pelas festas e tradições culturais típicas do litoral catarinense. No entanto, há algumas coisas que você precisa saber ao visitar a península de Santa Catarina durante essa época. Saiba o que é agora.
O que você precisa saber ao visitar Bombinhas na Pesca Artesanal da Tainha:
A seguir, confira uma lista de coisas que você precisa saber ao visitar Bombinhas (e todos os outros destinos em que acontece a Pesca Artesanal da Tainha) entre o início de maio e o final de julho.
Não pode entrada no mar em algumas praias
Não pode entrar no mar nas praias em que se encontram ranchos de pescadores. São exemplos as praias de Bombas, Bombinhas, Retiro dos Padres, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande e Conceição.
A medida se faz necessária pois a movimentação de pessoas na água pode acabar assustando e afastando os cardumes de tainha nas proximidades da praia. É preciso ressaltar que a tainha é um peixe muito sensível à movimentação da água e, portanto, poucas pessoas podem afastar um cardume inteiro do local – gerando um prejuízo inestimável aos pescadores artesanais.
Para os banhistas, no entanto, a lei nem se faz tão necessária, já que o clima durante esse período é frio. Nada convidativo a um banho de mar. Por outro lado, quem mais sofre com a vigoração da lei são os surfistas, já que o mar costuma ser bom para quem pratica a modalidade nessa época.
Não pode praticar esportes que fazem barulho nas praias
Assim como a movimentação na água pode afastar os peixes, o barulho também pode. Isso porque, da mesma forma, a tainha também é muito sensível ao barulho. Seja pela comunicação de quem está jogando ou chutes e impactos da areia na bola, a tainha se sente ameaçada e o cardume tende a se afastar das proximidades da praia.
Não é uma boa ideia praticar esportes como futebol de areia e vôlei de praia durante o período. Ao infringir a restrição, você provavelmente terá a atenção chamada por um pescador local ou fiscais públicos. Guarde essas práticas esportivas para praias onde não acontece a tradição.
Caminhadas e corridas na areia, por outro lado, continuam permitidas. Sinta-se livre para praticá-las.
As luzes de algumas praias permanecem apagadas a noite
Assim como a movimentação e o barulho afasta o peixe, o excesso de luz também! Isso leva a Prefeitura Municipal a desligar os refletores apontados em direção a faixa de areia em algumas praias da cidade. São exemplos Bombas e Bombinhas. No entanto, as luzes do Calçadão da Praia de Bombas, por exemplo, permanecem acesas. Só os refletores em direção ao mar desligados.
Somente pescadores locais podem realizar os cercos de tainha
A Pesca Artesanal da Tainha é uma tradição passada de geração em geração. Cada família/grupo de pescadores possui seu próprio rancho e ponto na praia. Portanto, eles têm seus direitos resguardados por lei, garantindo que tal ponto de pesca só possa ser utilizado por eles.
Assim como um grupo de pescadores não pode realizar um cerco fora do seu ponto, os visitantes também não têm o direito de realizar a pesca por conta própria nos seus pontos.
Por outro lado, todos os ranchos são muito receptivos aos visitantes. Em um dia que o mar está para peixe, se você ajudar, certamente levará o seu “quinhão” para casa.
Essa é a melhor época do ano para aproveitar a gastronomia local!
Os pratos típicos mais populares de Bombinhas são feitos a partir da tainha.
São exemplos os diversos tipos de preparo da própria tainha (assada, frita, em caldeirada) e a bottarga – feita a partir da ova da tainha e importada para o mundo todo, especialmente França.
Essa é a melhor época do ano para degustar esse pescado. Ao contrário de qualquer outra época do ano, entre maio e julho o peixe é servido extremamente fresco, o que garante um sabor único!