Como é o trânsito em Bombinhas e os melhores caminhos

Como é o trânsito em Bombinhas e os melhores caminhos

admin admin 01/21/2022 0 Comments Dicas

Bombinhas é um dos destinos mais procurados do Brasil para as férias de verão! A pequena península no litoral centro-norte de Santa Catarina chama a atenção pela sua diversidade de atrativos e belezas naturais. Na alta temporada, entre dezembro e março, às vezes é normal que o destino receba um grande número de visitantes, que podem causar congestionamentos nas estradas. Hoje nós vamos te apresentar soluções para fugir do trânsito em Bombinhas durante esse período. Confira os melhores caminhos e horários para viajar, seja na chegada ou na saída.

 

O que você precisa saber sobre o trânsito em Bombinhas

Primeiramente, é importante destacar as características do município. Bombinhas está situado em uma península de apesar 35 km². Todo o seu território está dentro desse perímetro, enquadrando-o como menor município de Santa Catarina em extensão territorial. 

A população de Bombinhas é de 18.052 habitantes (estimativa IBGE/2016). No verão, porém, o número de pessoas no destino tende a aumentar muito, chegando a até 5 vezes mais do que o número de habitantes! O município conta com mais de 160 meios de hospedagem e aproximadamente 11 mil leitos (segundo a Setur Bombinhas).

O repentino aumento de pessoas na região durante o período de alta temporada resultou na criação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), uma taxa cobrada aos visitantes que chegam ao destino entre os meses de novembro e abril. O valor só precisa ser pago uma única vez, ao entrar na cidade. Nós temos um conteúdo especial sobre o assunto aqui no blog – acesse aqui.

No entanto, o mais importante a se levar em consideração sobre o trânsito em Bombinhas são os seus acessos. Atualmente o município conta com apenas duas estradas para entrar na cidade, ambas pelo município vizinho, Porto Belo. Os engarrafamentos são gerados principalmente por isso, já que é necessário passar pela zona urbana (incluindo o Centro) de Porto Belo para chegar a Bombinhas. A formação das filas geralmente começa aqui, geralmente em horários de fácil previsão.

 

Quais são os acessos de Bombinhas

Atualmente Bombinhas conta com duas estradas de acesso por Porto Belo: o acesso principal, passando pela orla da Enseada Encantada e atravessando o Morro de Bombas, e o que é chamado de segundo acesso, pelo Morro de Zimbros. Confira no mapa onde eles estão e como passar por eles.

 

 

Está em fase de projeto na Prefeitura Municipal a criação de um terceiro acesso, esse sim ligando Bombinhas diretamente à BR-101, principal rodovia do litoral catarinense. Só assim seria possível desafogar o trânsito em Porto Belo, proporcionando um acesso direto aos moradores e visitantes.

 

Dicas para evitar o trânsito em Bombinhas

Confira algumas dicas para evitar o trânsito em Bombinhas. Aproveite melhor o seu tempo curtindo o destino.

 

Horários

O segredo para fugir do trânsito em Bombinhas está no horário. Lembre-se: os horários de pico são facilmente previsíveis. A dica é aproveitar para viajar nos períodos de menor intensidade de tráfego.

Por exemplo, sextas-feiras à noite e sábados pela manhã são os períodos em que há mais gente entrando na cidade. Isso porque muitas pessoas que moram próximas ao destino vêm passar o dia ou fim de semana por aqui. Adiante-se ou atrase um pouco a sua chegada para fugir das filas. Na sexta-feira a tarde, por exemplo, o trânsito é tranquilo, já que as pessoas normalmente vêm para Bombinhas depois do expediente de trabalho, ou no sábado a tarde, quando a maioria das pessoas que está vindo para Bombinhas já chegou.

Na saída o caso é bem parecido. Normalmente quem veio passar o dia em Bombinhas vai embora assim que escurece. Aos domingos a situação é ainda mais intensa, já que estão indo embora, além de quem veio passar o dia na cidade, as pessoas que passaram o fim de semana inteiro. Nesse caso, ir embora no domingo à tarde ou na madrugada de domingo para segunda, é a melhor opção.

Vale lembrar que esses são casos que acontecem predominantemente durante a temporada de verão. Entre março e novembro, os congestionamentos para entrar ou sair da cidade são muito raros.

 

Saída pelo segundo acesso

Os congestionamentos normalmente começam a se formar em Porto Belo, alcançando o Morro de Bombas e, por último, a Av. Leopoldo Zarling (Bombas). Ao notar que o tráfego está muito lento nesse trecho, a dica é acessar o município de Porto Belo pelo segundo acesso (confira no mapa acima). Isso garantirá que você corte um bom trecho de trânsito lento e acesse diretamente Porto Belo, passando somente por trechos de trânsito moderado dali em diante.

 

Verifique rotas alternativas nos apps de localização

Mapas (Apple), Maps (Google), Waze (Waze Inc.)… certamente você tem um aplicativo de localização favorito. Utilize-o! A tecnologia, afinal, pode ser uma grande facilitadora na hora de viajar. Esses aplicativos contam com informações muito precisas de deslocamento e trânsito. Os apps cruzam informações com dados de outros usuários e conseguem prever de forma precisa quanto tempo será necessário para viajar do seu local de partida até o destino. Além disso, eles podem sugerir rotas alternativas para evitar trechos de tráfego intenso e diminuir o seu tempo de viagem.

 

 

E por fim, se você quer fugir do trânsito e da grande movimentação urbana, que tal se hospedar em uma pousada com vizinhança tranquila e próxima da praia em Bombinhas? Essa é a nossa última dica.

 

A Pousada Villa Maciel, afinal, está situada em Quatro Ilhas, um dos mais calmos e belos bairros da península de Bombinhas. A apenas 100m da Praia de Quatro Ilhas, a Villa Maciel dispõe de uma estrutura completa de hospedagem e lazer, com apartamentos completos para casais e pequenas famílias que procuram por conforto e privacidade. Além disso, possui comodidade de serviços, como camareira diária e até café da manhã.

 

 

Então, confira a estrutura da Pousada Villa Maciel e faça a sua reserva antecipada agora mesmo.

0 Comments

Leave your reply