Quais são os melhores atrativos culturais de Bombinhas?

Quais são os melhores atrativos culturais de Bombinhas?

O pequeno município de Bombinhas, no litoral centro-norte de Santa Catarina, é considerado um dos mais hospitaleiros para turismo no Brasil. Seu território compreende uma diversidade de atrativos, contemplando opções de aventura, meio-ambiente, gastronomia, hospedagem e, claro, cultura. Povoado por açorianos no início do século XVIII, Bombinhas possui uma rica e preservada herança cultural, com opções que envolvem museus, pontos históricos e vivência de costumes. Confira as melhores opções de atrativos culturais de Bombinhas.

 

1 # Museu Comunitário Engenho do Sertão

No bairro do Sertãozinho, o Museu Comunitário Engenho do Sertão é um dos mais importantes pontos de resgate e valorização da cultura local de Bombinhas. Anexo ao Instituto Boi Mamão, promove ações culturais desde que foi adquirido, em 1997 (e desde 2007 oficialmente como Museu Comunitário no cadastro nacional).

No local os visitantes podem vivenciar parte da cultura de Bombinhas. O passeio engloba vivências, histórias, costumes, artesanato e até gastronomia. É possível conhecer o espaço sob visitas guiadas pré-agendadas, no horário entre 16h e 20h.

O espaço ainda conta com uma loja de artesanato. Entre os itens disponíveis para compra, estão peças exclusivas, produzidas pelos próprios artesãos locais de Bombinhas.

 

O artesanato é um dos atrativos culturais de Bombinhas no Museu Comunitário Engenho do Sertão. Fonte: Rodrigo Dalri.
O artesanato é um dos atrativos culturais de Bombinhas no Museu Comunitário Engenho do Sertão. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

2 # Ranchos da Pesca Artesanal da Tainha

Durante a temporada anual da Pesca Artesanal da Tainha, entre meio e julho, os visitantes têm a possibilidade de conhecer mais sobre essa prática, considerada uma das atividades mais tradicionais do município. As visitas devem ser agendadas na Secretaria de Turismo de Bombinhas.

No passeio, além de conhecer a história do costume e do povo, os turistas têm contato direto com os pescadores e podem vivenciar na prática como a atividade funciona. A confecção das canoas e redes artesanais, a observação da chegada da tainha, o “saragaço” e as opções de culinária com a tainha fazem parte da pauta do passeio.

 

Pesca Artesanal da Tainha é uma das tradições mais populares de Bombinhas. Fonte: Features Design.
Pesca Artesanal da Tainha é uma das tradições mais populares de Bombinhas. Fonte: Features Design.

 

3 # Capela da Imaculada Conceição no alto do Morro de Bombinhas

Um dos destinos locais mais antigos e cenário de algumas das histórias mais populares do município, a Capela da Imaculada Conceição, no alto do Morro de Bombinhas, entre os bairros de Bombas e Centro, é parada obrigatória para os turistas que se encantam pela história e cultura dos destinos.

A primeira inauguração oficial do local foi em 1928, construída pelos próprios fiéis e utilizada como principal ponto de encontro e celebração de fé até meados de 1970. Na ocasião, a construção foi atingida por múltiplos raios e ficou praticamente em ruídas. O local foi condenado pelos moradores, que acreditavam que o local era mal-assombrado e possuía muitos tesouros escondidos. Somente nos anos 2000 foi restaurado por ações de iniciativa privada e, hoje, dizem se assemelhar muito com a construção original.

 

Capela da Imaculada Conceição em Bombinhas é um dos pontos históricos mais requisitados do município. Fonte: Rodrigo Dalri.
Capela da Imaculada Conceição em Bombinhas é um dos pontos históricos mais requisitados do município. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

A Capela está aberta para visitação diária e gratuita, das 9h às 18h.

 

 

Quer conhecer mais sobre os atrativos culturais de Bombinhas? O município ainda possui uma rica tradição gastronômica, com restaurantes especializados em comidas típicas, como a caldeirada, a tainha recheada ou grelhada, o caviar de Bombinhas e a consertada.

 

 

Venha conhecer e se encantar com a cultura de Bombinhas. Faça uma reserva na Pousada Villa Maciel e venha desfrutar dos atrativos culturais e históricos do município em qualquer época do ano. Reservas antecipadas com valores promocionais exclusivos.

0 Comments

Leave your reply