Os melhores points de mergulho na Reserva do Arvoredo

Os melhores points de mergulho na Reserva do Arvoredo

Considerada uma das reservas de preservação permanente mais importantes do Brasil, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é destino e lar de espécies marinhas raras e até ameaçadas de extinção. A área está situada próximo ao litoral centro-norte de Santa Catarina (entre os municípios de Bombinhas, Tijucas, Governador Celso Ramos e a ilha de Florianópolis). O destino é frequentemente procurado por turistas que desejam realizar mergulhos ecológicos, apesar de possuir rígidas regras de acesso. – Por isso, descubra agora como visitar a Reserva do Arvoredo de maneira legal e quais são os melhores points de mergulho da ilha.

 

Como é a Reserva do Arvoredo?

Fundada pelo Governo Federal em 1990, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo possui 17,6 mil hectares e 54,8 km de perímetro. Situada em alto mar, próximo ao litoral centro-norte de Santa Catarina, a área de preservação compreende um arquipélago com as ilhas do Arvoredo, Galés e Deserta, além do Calhau de São Pedro, com conjunto de aglomerações rochosas.

 

 

É importante ressaltar que o acesso a Reserva do Arvoredo é restrito. Para acessar as ilhas é necessário autorização do Ibama. Na maior parte da reserva a visita só está autorizada para pesquisas científicas e educacionais. Para expedições de turismo, apenas o lado sul da Ilha do Arvoredo, onde está situado o farol da Marinha, tem seu acesso permitido, para visitação e realizações de mergulho ecológico com cilindro. Somente operadoras de mergulho credenciadas podem realizar viagens até o local.

Na área que compreende os arredores da Ilha do Arvoredo, existe um grande banco de algas calcárias. Esse local é um grande berçário do ecossistema marinho, fonte rica de alimentação da fauna local. Sobre essa área, as embarcações estão proibidas de fundear, já que as âncoras podem degradar o banco.

 

Como visitar a Ilha do Arvoredo e realizar um mergulho ecológico?

Somente operadoras de mergulhos credenciadas podem realizar expedições para a Ilha do Arvoredo. Será necessário contratar um tour para visitar o local. Em Bombinhas, um dos municípios da costa catarinense mais próximos da reserva, há diversas operadoras especializadas em expedições para a ilha. Entre as opções de visitação, os turistas podem optar pela modalidade de iniciação (experimental, de batismo) ou de mergulho profissional.

As operadoras de mergulhos de Bombinhas são qualificadas como Centro de Mergulho e Desenvolvimento de Instrutores 5 Estrelas PADI. Isso permite que, além dos mergulhos experimentais, seja possível realizar cursos e qualificações profissionais de mergulho.

 

Quais os melhores points para mergulho da Ilha do Arvoredo?

A área sul da Ilha do Arvoredo, onde o acesso pelas operadoras de mergulho é autorizado, possui diversos points de mergulho, com grau de dificuldade que varia de básico a avançado, em profundidades que vão de 8 até cerca de 33 metros.

É importante ressaltar que a definição do local pode variar conforme a época do ano, condições do mar e clima. Quem faz essa definição é a própria operadora de mergulho, que possui mergulhadores profissionais que conhecem as características do local.

 

Conheça alguns dos melhores points de mergulho da Ilha do Arvoredo: 

 

Saco do Batismo (nível básico): como o nome sugere, o local é perfeito para quem nunca teve experiência com mergulho ecológico. São apenas 8 metros de profundidade. Possui fundo rochoso, responsável pela formação de pequenas grutas, onde os mergulhadores podem visualizar cardumes que vivem em tocas ou tartarugas descansando.

 

Baía das Tartarugas (nível básico): dependendo das condições do mar, os mergulhos de batismo também podem ser realizados nesse point. São 12 metros de profundidade. Seu fundo composto por pequenas lajes facilita o encontro e visualização de tartarugas, que geralmente estão presentes no local. Também possui uma das grutas mais famosas da região.

 

Baia do Engenho (nível básico até avançado): o destino ideal para mergulhadores em etapa de treinamento. A profundidade do point de mergulho varia de 8 até 18 metros, possibilitando treinamentos seguros e que coloquem o aprendiz em situações reais de mergulho.

 

Ponta do Farol (nível avançado): recomendada apenas para mergulhadores experientes. É o mergulho mais profundo da Ilha do Arvoredo, com 33 metros de profundidade. Dependendo das condições, as correntes marítimas podem ser intensas. Apesar do desafio, o point é considerado um dos mais belos da região, lugar de passagem de muitos cardumes e peixes grandes.

 

 

Mas, depois de tantas aventuras em alto mar, você vai precisar de um cantinho tranquilo e aconchegante para descansar. E nós temos a dica perfeita para você. Hospede-se em uma pousada pertinho da Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas, e tenha o conforto que você precisa para relaxar e se preparar para o próximo mergulho.

 

 

A Pousada Villa Maciel possui pacotes e promoções especiais para reservas antecipadas. Entre em contato conosco pelo WhatsApp e fique por dentro das melhores ofertas.

0 Comments

Leave your reply