Onde encontrar tartarugas em Bombinhas

Onde encontrar tartarugas em Bombinhas

A península de Bombinhas, no litoral centro-norte de Santa Catarina, é um destino privilegiado para quem procura atrativos naturais e conexão com a natureza. Entre os seus principais diferenciais, o destino é conhecido pelo título de Capital Catarinense do Mergulho Ecológico. São inúmeros points de mergulho que revelam diversas espécies de algas e corais, além de uma rica diversidade em fauna. Entre tudo o que os visitantes podem apreciar durante um mergulho, uma das espécies que certamente mais desperta a atenção são as tartarugas. Saiba agora onde e como encontrar e apreciar tartarugas em Bombinhas.

 

Os melhores lugares para encontrar tartarugas em Bombinhas

Por ter seu território situado em uma península e condições de temperatura perfeitas para a reprodução da espécie, as tartarugas marcam presença no destino em praticamente todas as épocas do ano. É no verão, no entanto, que elas ganham mais evidência, saindo dos arredores da Reserva Biológica do Arvoredo e chegando até algumas das principais praias de Bombinhas.

A Prainha e Praia da Lagoinha estão no topo da lista entre os melhores lugares para encontrar tartarugas em Bombinhas. As duas praias estão situadas uma ao lado da outra, no Centro do município, entre a Praia de Bombinhas e a Praia da Sepultura. No local, os visitantes ainda podem acessar um trapiche, no canto esquerdo da Prainha. Lá, com muita paciência e atenção, os visitantes podem ter a sorte de avistar várias tartarugas na água, normalmente bem próximas dos costões rochosos ou da areia das praias.

 

Praia da Lagoinha é um dos pontos naturais mais belos de Bombinhas. Foto: Feat Design.

 

Além disso, ainda há os points de mergulho (como falamos no início desse conteúdo). O município possui diversas escolas de mergulhos especializadas no comportamento da fauna e flora local, aumentando suas chances de encontrar uma tartaruga durante um passeio de barco ou mergulho ecológico. Entre os melhores locais, destacamos a Ponta da Praia da Sepultura e a Ilha do Arvoredo, mas os locais podem variar de acordo com a época do ano e monitoramento dos animais.

 

Ponta da Sepultura é um dos melhores points de mergulho de Bombinhas. Foto: Feat Design.

 

Formas de apreciar e interagir com as tartarugas

É importante salientar que as tartarugas marinhas são animais sensíveis e que estão ameaçadas de extinção. Portanto é necessário ter muito cuidado ao visualizar e principalmente interagir com uma tartaruga em seu habitat natural. Confira as recomendações.

Em primeiro lugar, fique tranquilo, as tartarugas marinhas são animais tranquilos e pacíficos. Normalmente elas se movimentam de maneira lenta e não costumam se importar com a presença humana. Contemplá-las definitivamente não será um problema ou risco.

No entanto, para a segurança dos animais, é recomendável manter a interação apenas de maneira visual. Tocar ou pegar uma tartaruga marinha requer um tanto de perícia sobre a biologia do animal e, se feita de maneira equivocada, pode machucá-lo ou deixá-lo irritado, o que pode inclusive causar adoecimento e até morte.

 

Bombinhas conta com projetos dedicados em estudar, resgatar e preservar as espécies de tartarugas marinhas que habitam a península. Um deles é o Projeto Tartabinhas, um grupo sem fins lucrativos dedicado em proteger os animais através de estudos científicos, registros fotográficos e mergulhos de conscientização. Saiba mais no Instagram ou Facebook da iniciativa.

 

Venha para Bombinhas para ver de perto uma tartaruga marinha e se aventurar em alguns dos melhores points de mergulho do Brasil. O destino ainda conta com 39 praias, mais de 10 trilhas ecológicas e pelo menos 3 parques naturais de preservação ambiental. Para completar, conta com um setor hoteleiro muito bem avaliado, com opções de estada como a Pousada Villa Maciel.

 

 

Faça sua reserva antecipada em uma das melhores opções de hospedagem de Bombinhas.

0 Comments

Leave your reply