Conheça a Trilha de Quatro Ilhas em Bombinhas

Conheça a Trilha de Quatro Ilhas em Bombinhas

No canto direito da Praia de Quatro Ilhas, onde se concentra a maior área de natureza preservada do bairro, inicia-se uma linda trilha com curta duração e que apresenta paisagens encantadoras. Uma ótima opção para turistas hospedados da região que desejam fazer um passeio divertido, rápido e sem exigir grandes preparações físicas. Saiba agora como é a trilha de Quatro Ilhas e agende a atividade na sua programação de férias em Bombinhas.

 

Como é a Trilha de Quatro Ilhas?

Apesar de não ser catalogada pela Secretaria Municipal do Turismo de Bombinhas como uma trilha oficial, a Trilha da Praia de Quatro Ilhas é uma das mais visitadas pelos turistas que visitam a única península de Santa Catarina. Por conta disso, não se tem com precisão qual o tamanho, a dificuldade e o tempo de realização da trilha, mas quem a faz indica que o trajeto tem por volta de 500 metros, grau de dificuldade fácil e pode ser realizada em cerca de 15 a 20 minutos.

A trilha tem início no canto direito da Praia de Quatro Ilhas, mas também conta com uma rota alternativa iniciada no final da Av. Ilha do Arvoredo, a principal avenida do bairro de Quatro Ilhas.

No Google Maps o atrativo turístico é classificado como Trilha de Caminhada, indicada como Trilha de 4 Ilhas ou Pedra Furada. O destino já conta com cerca de 300 avaliações, com média 4,7 estrelas, além de mais de 2000 mil registros fotográficos ou em vídeo cadastrados na plataforma.

 

O destino e as paisagens da Trilha de Quatro Ilhas

Como é era de se esperar, a Trilha de Quatro Ilhas possui destinos encantadores e especiais. Durante o trajeto, fica evidente a preservação da área, com uma ampla área de Mata Atlântica intocada pela ação humana. Além disso, diversas espécies da fauna e flora podem ser encontradas no local, como palmeiras, bromélias e figueiras, além do pássaro símbolo de Bombinhas, o aracuã.

O maior presente da trilha são os mirantes naturais, que se revelam aos montes durante o trajeto. Para quem inicia a caminhada pelo canto direito da Praia de Quatro Ilhas, o primeiro deles revela uma vista exuberante da própria praia, podendo ser contemplada de cima em toda a sua totalidade.

 

Vista do Mariscal e Canto Grande na Trilha de Quatro Ilhas. Fonte: Rodrigo Dalri.
Vista do Mariscal e Canto Grande na Trilha de Quatro Ilhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Mais ao final da trilha, revela-se uma vista encantadora de toda a extensão das praias do Mariscal e Canto Grande, além de ser um ponto usado por turistas e moradores para a prática de empilhamento de pedras – atividade que rende cenários encantadores e ótimas fotografias.

 

Prática de empilhamento de pedras na Trilha de Quatro Ilhas, em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.
Prática de empilhamento de pedras na Trilha de Quatro Ilhas, em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Outras curiosidades sobre a Trilha de Quatro Ilhas

No outono e inverno, durante a temporada da Pesca Artesanal da Tainha, os mirantes naturais da trilha são utilizados como ponto de observação pelos pescadores. É onde se posicionam os olheiros, responsáveis por avisar o cardume de peixes que chega a praia e passar a informação para os demais pescadores, que ficam na areia da praia aguardando o aviso da chegada do peixe.

 

 

Quer conhecer todos os encantos da Trilha de Quatro Ilhas? Venha para Bombinhas e não perca essa oportunidade. A Pousada Villa Maciel está situada próximo à Praia de Quatro Ilhas e garante acomodações de excelente padrão e atendimento personalizado. Faça sua reserva antecipada e seja contemplado com promoções e ofertas especiais.

0 Comments

Leave your reply