Conheça a Ilha do Macuco em Bombinhas

Conheça a Ilha do Macuco em Bombinhas

Bombinhas, por si só, tem aspectos que se assemelham a uma ilha. O destino, no litoral centro-norte de Santa Catarina, está situado na única península da região sul do Brasil. São apenas 35 km² de área total, banhada pelo Oceano Atlântico em quase todos os seus extremos. E algumas ilhas, de fato, estão bem próximas à península. É o caso da Ilha do Macuco, a mais próxima de Bombinhas e a única a pertencer ao território do município. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela hoje?

 

Como é a Ilha do Macuco em Bombinhas?

Situada a apenas 300 metros da ponta leste da Cauda da Baleia, no extremo sul de Bombinhas, a Ilha do Macuco possui um território de apenas 0,5 km². Sua formação se assemelha a forma da letra “H”, com duas grandes ilhas e uma pequena faixa de terra que as liga, formando um único pedaço de chão. Ela é praticamente inteira rodeada por um grande costão rochoso. Em seu interior, a ilha é formada pela vegetação da Mata Atlântica. Encontra-se em estado de conservação completa, intocada pelo homem.

 

Ilha do Macuco em Bombinhas está bem próxima à ponta leste da Cauda da Baleira. Foto: Feat Design.
Ilha do Macuco em Bombinhas está bem próxima à ponta leste da Cauda da Baleira. Foto: Feat Design.

 

A Ilha do Macuco em Bombinhas também conta com uma pequena praia, que leva o mesmo nome da ilha. A Praia do Macuco é uma das menores da península de Bombinhas, com apenas 11 metros de extensão total. É o melhor ponto para encostar as embarcações na ilha e conhecê-la. No entanto, quem vai entrar na ilha pela praia deve ficar atento às rochas no fundo do mar. Algumas possuem altura elevada que podem danificar o barco. Preste bem atenção onde está passando.

O local é um ponto turístico pouco visitado, mas muito conceituado, principalmente entre mergulhadores. Há uma grande variedade de points de mergulho ecológico nos entornos da ilha. O local é um importante destino de reprodução de algumas espécies marinhas.

 

Como chegar e o que fazer na Ilha do Macuco?

Só há um jeito de acessar a Ilha do Macuco em Bombinhas: pelo mar! O melhor point de partida com destino ao local vai depender de como você pretende ir. Em dias de mar tranquilo, há quem opte por fazer a travessia de caiaque. Nesse caso o point de saída é o cantinho da Praia da Conceição. Apesar de aparentar ser um trajeto curto, é um desafio cansativo. São cerca de 3 km de remada até a ilha.

Quem deseja ir de maneira mais tranquila, com barcos de pequeno porte, pode escolher como ponto de partida a Praia da Tainha ou a Praia do Canto Grande (Mar de Fora ou Mar de Dentro). O trapiche da ponta esquerda da Praia do Mar de Dentro é uma boa opção de ponto de partida.

 

Trapiche da ponta esquerda da Praia do Canto Grande (Mar de Dentro) pode ser ponto de partida para Ilha do Macuco em Bombinhas. Foto: Rodrigo Dalri.
Trapiche da ponta esquerda da Praia do Canto Grande (Mar de Dentro) pode ser ponto de partida para Ilha do Macuco em Bombinhas. Foto: Rodrigo Dalri.

 

Outras ilhas próximas a Bombinhas

Além da Ilha do Macuco, outras ilhas estão próximas da costa de Bombinhas. O bairro e a praia de Quatro Ilhas, por exemplo, levam esse nome justamente por conta disso. De lá, portanto, é possível visualizar as quatro ilhas que estão mais próximas da península de Bombinhas. Além da Ilha do Macuco, as outras três ilhas que se pode avistar são a Ilha das Galés, Deserta e Arvoredo (sendo esta a maior delas).

 

 

Por fim, quer ter uma vista privilegiada da Praia de Quatro Ilhas e as ilhas próximas à península de Bombinhas? Então escolha a Pousada Villa Maciel como a hospedagem das suas férias. Afinal ela está situada a apenas 100 metros da Praia de Quatro Ilhas. A hospedaria possui infraestrutura para acomodar casais e pequenas famílias.

 

 

Conheça toda a estrutura. Faça sua reserva agora mesmo.

0 Comments

Leave your reply