Visitar a praia pode trazer benefícios para nossa saúde física e mental

Você sabia que os municípios litorâneos do Brasil são considerados os mais requisitados destinos turísticos entre os turistas nacionais? Dado tal apontamento, não é difícil associar as praias ao sucesso do turismo nessas regiões. O atrativo é líder absoluto quando se trata de lugares para conhecer e atividades para fazer durante as férias. Mas, afinal, por que visitar a praia é um atrativo tão especial para quem vai tirar férias? Conheça agora quais são seus benefícios e como ele pode causar mudanças físicas e mentais positivas no nosso corpo.

 

Tudo na praia nos faz bem: o mar, as cores, o som e a brisa

Tente se imaginar numa praia nesse exato momento. Pense no que te faz bem quando você está no local. São várias coisas, né? Praticamente tudo que está nos arredores de uma praia trazem a sensação de bem-estar para a gente. Seja a imensidão do mar, as cores do oceano, o som das ondas quebrando e, claro, aquela brisa típica das praias, com um ventinho relaxante e ar puro.

Em primeiro lugar, isso acontece porque geralmente associamos os momentos nesse local como momentos de lazer, tranquilidade e descanso. É por isso que muitas pessoas procuram o destino para fugir dos problemas e pressões da correria do dia-a-dia. Mas, muito além disso, há diversas comprovações científicas que confirmam os benefícios de visitar a praia. Conheça algumas delas:

 

Vista para o azul do mar está ligada a melhora na saúde mental

A Universidade Estadual do Michigan (Estados Unidos) divulgou em 2016 um estudo que comprova a ligação do mar com uma significativa diminuição nos níveis de estresse. Segundo os apontamentos da pesquisa, quem visualiza o mar constantemente tem menos estresse e apresenta níveis mais baixos de sofrimento psicológico.

Apesar da brisa típica da praia e o barulho relaxante das ondas serem ótimos “anestésicos”, eles não são os principais atores para tal benefício. O azul do mar é o grande responsável por transmitir a sensação de tranquilidade para a nossa mente, agindo como um preditor preciso em quadros de ansiedade e transtorno de humor.

 

Azul do mar pode transmitir a sensação de tranquilidade e bem-estar. Fonte: Pixabay.
Azul do mar pode transmitir a sensação de tranquilidade e bem-estar. Fonte: Pixabay.

 

Estudos antecessores apontavam o verde como a principal cor do bem-estar, por estar associado a paisagens naturais e a mata, mas a evidência da cor nos cenários cotidianos fez com que, aos poucos, nosso cérebro deixasse de fazer essa associação, tornando o azul a nova cor do bem-estar.

 

Brisa do mar traz benefícios para o sistema respiratório

O Instituto Lung, dedicado a saúde pulmonar, aponta a brisa do mar como um dos principais agentes no tratamento e cura de doenças pulmonares. Segundo o instituto, o ar salgado ajuda a limpar os pulmões, fazendo os doentes diminuírem o número de crises e até reduzindo a necessidade de determinados antibióticos em alguns casos.

 

Brisa do mar proporciona benefícios para nosso sistema respiratório. Fonte: Pixabay.
Brisa do mar proporciona benefícios para nosso sistema respiratório. Fonte: Pixabay.

 

Entre os benefícios, quem respira o ar dos oceanos com maior frequência apresenta função pulmonar melhorada, diminuição de tosse e pressão sinusal reduzida.

 

Sons do mar proporcionam ligação com as nossas emoções

Um estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) apontou que os sons emitidos pelas ondas do mar ativam o nosso córtex pré-frontal, área do cérebro associada a emoções e autorreflexões. É por isso que práticas como ioga e meditação são tão populares nas praias. Principalmente nas primeiras horas da manhã, quando começam a surgir os primeiros raios de sol.

 

Som das ondas do mar ativa nossas emoções e sentimento de autorreflexão. Fonte: Pixabay.
Som das ondas do mar ativa nossas emoções e sentimento de autorreflexão. Fonte: Pixabay.

 

Afinal, que praia devo escolher para usufruir de todos os benefícios?

No geral, todas as praias brasileiras podem proporcionam grandes benefícios para a saúde. No entanto, há algumas praias que se potencializam ainda mais os benefícios sobre o nosso corpo e mente. Seja pela natureza que a rodeia, o conforto ou a tranquilidade… Confira a nossa dica de praia para visitar em Santa Catarina.

 

Visitar a praia pode trazer benefícios para a saúde. Conheça a Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas – SC. Fonte: Feat Design.
Visitar a praia pode trazer benefícios para a saúde. Conheça a Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas – SC. Fonte: Feat Design.

 

A Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas, litoral centro-norte de Santa Catarina, é um dos principais destinos de turistas brasileiros que querem se conectar com a natureza e o litoral. Entre os seus principais diferenciais, destaca-se a conexão com a natureza – visto que a praia se encontra em um bairro residencial com grandes áreas de preservação permanente ao seu redor. A praia possui ondas de tamanho médio, emitindo os sons típicos das praias na medida certa. Possui pouco mais de 1 km de extensão, formada por areia fininha formada por cristais de quartzo e águas cristalinas.

 

Além disso, quem deseja visitar a Praia de Quatro Ilhas pode se hospedar bem próximo ao destino. Nos seus arredores, a praia possui pousadas aconchegantes e especiais para toda a família. É o caso da Pousada Villa Maciel, situada a apenas 100 metros da praia. Além de sua proximidade, a pousada possui opções de acomodação confortáveis e disponibilidade de serviços de camareira e café da manhã exclusivo.

 

 

Quer experimentar os benefícios que a praia pode trazer para a sua saúde? Não perca tempo, reserve alguns dias para conhecer a Praia de Quatro Ilhas e se hospedar na Pousada Villa Maciel. Estada com reservas antecipadas contam com ofertas exclusivas: faça a sua agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *