O que fazer em Bombinhas nos dias de inverno

Bombinhas é um dos destinos turísticos mais procurados para férias de verão em Santa Catarina. O município, apesar de sua pequena extensão territorial, recebe uma grande quantidade de visitantes todos os anos entre os meses de dezembro e março. O principal destaque para tal popularidade são as praias: são pelo menos 39 praias situadas na península em que o município se encontra. – Mas, e no inverno? Bombinhas possui atrativos interessantes para quem deseja visitar o destino em outras épocas do ano? A resposta é SIM! Saiba agora o que fazer em Bombinhas nos dias de inverno.

 

LISTA TOP 5: o que fazer em Bombinhas no inverno

Não é só do verão que se fazem as suas férias em Bombinhas, afinal de contas. Separamos 5 atrativos locais que adoramos e que podem ser visitados em qualquer época do ano. Até mesmo quando as temperaturas não são favoráveis para dias de veraneio nas praias da península catarinense.

 

5 # Turismo ecológico em Bombinhas

Antes de mais nada, os atrativos ecológicos são destaque em Bombinhas em qualquer época do ano. São trilhas ecológicas, mirantes naturais, cachoeiras em meio a mata e praias desertas especiais para quem procura aventuras e, ao mesmo tempo, momentos de tranquilidade. O município comporta, por exemplo, três parques naturais de preservação permanente, com mais de 10 trilhas ecológicas com manutenção constante para garantir o bem-estar e segurança de quem as visita.

 

Vista durante o entardecer no meio da Trilha Ecológica do Morro do Macaco em Bombinhas. Foto: Rodrigo Dalri.

 

Entre as opções, nossa dica para os dias de inverno é a Trilha Ecológica do Morro do Macaco. O início do trajeto está situado no canto esquerdo da Praia do Mar de Dentro do Canto Grande. São pouco mais de 800 metros de subida íngreme até o alto do Morro do Macaco, o ponto mais alto da península de Bombinhas e, também, onde está localizado um dos mirantes naturais mais requisitados do município. De lá os visitantes podem contemplar toda a extensão do Parque Natural do Morro do Macaco, as ilhas da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e até os municípios vizinhos, como Tijucas, Governador Celso Ramos e a região norte da ilha de Florianópolis.

 

4 # Mirantes em Bombinhas

As características geográficas de Bombinhas a tornam um destino turístico privilegiado para quem aprecia lindas paisagens. Por ter seu território situado em uma península, a formação de mirantes naturais está em grande evidência. São inúmeros pontos turísticos especiais para contemplação, como a descida do morro de Bombas, o Mirante do Mariscal ou a vista do morro de Zimbros.

 

Mirante de Bombas, na descida do morro que dá acesso ao município de Bombinhas. Foto: Rodrigo Dalri.

 

Quem está chegando em Bombinhas pela primeira vez não pode deixar de dar uma paradinha no Mirante de Bombas, na descida do morro de Bombas, logo após a base Polícia Federal. Situado do lado esquerdo da rua para quem está chegando em Bombinhas, o mirante possui local para estacionamento, acesso para cadeirantes e uma plataforma que permite uma vista exuberante de toda a praia e bairro de Bombas, além, é claro, do letreiro turístico do município.

 

3 # Passeios culturais em Bombinhas

A cultura é outro atrativo que merece evidência em qualquer época do ano em Bombinhas. Seu território foi colonizado pelos povos açorianos no final do século XVIII e, desde então, mantém preservada suas principais heranças culturais, como os engenhos de farinha, as cantigas e danças, a literatura, a gastronomia e as celebrações culturais e festividades, como o boi de mamão.

 

Engenho do Sertão é ponto de resgate e preservação da cultura local em Bombinhas. Foto: Turismo Bombinhas.

 

O Engenho do Sertão, onde também está situado o Instituto Boi Mamão, é a nossa dica de visitação para os meses de inverno. O local é um dos pilares de resgate cultural no município, e conta com uma equipe apaixonada pela cultura bombinense, pronta para receber os visitantes que desejam se aprofundar nas vivências locais. Marque a sua visita em www.engenhodosertao.com.br.

 

2 # Gastronomia típica de Bombinhas

A culinária típica de Bombinhas apresenta traços da cultura açoriana, além de ter suas próprias peculiaridades locais. Quando os povos açorianos colonizaram a região, no final do século XVIII, tiveram que adaptar suas tradições com as especiarias que a região oferecia, proporcionando invenções gastronômicas totalmente novas e autenticas.

 

Frutos do mar são a base da gastronomia típica de Bombinhas. Foto: Pixabay.

 

Peixes como a tainha e frutos do mar como camarão e lula tornaram-se a base da gastronomia típica de Bombinhas. Pratos como o caviar de Bombinhas (bottarga) são destaque em restaurantes especializados em frutos do mar e culinária local. Pela cidade, inúmeras são as opções de estabelecimentos especializados em servir os visitantes de maneira especial e única na região.

 

1 # Hospedagem e descanso em Bombinhas

Mas, do que adianta tantos atrativos se os visitantes não têm um lugar aconchegante e seguro para descansar? Seja como for, em Bombinhas isso não será um problema. O município possui opções de hospedagem de qualidade, preparadas para atender casais e famílias com o máximo conforto e exclusividade.

 

 

A Pousada Villa Maciel é uma das principais opções. Situada em Quatro Ilhas, próximo ao Centro da cidade e há apenas alguns passos da Praia de Quatro Ilhas, oferta apartamentos aconchegantes para hospedar toda a família em qualquer época do ano. Além disso, a pousada oferta serviços de camareira e café da manhã – para começar o dia preparado para desfrutar de todos os atrativos locais.

Faça sua reserva antecipada na Pousada Villa Maciel e garanta a sua estada em Bombinhas, em qualquer época do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *