Bandeira azul em Bombinhas: 3 praias aprovadas para temporada 2020/2021

Bandeira azul em Bombinhas: 3 praias aprovadas para temporada 2020/2021

A temporada 2020/2021 em Bombinhas está chegando! E com uma grande novidade! No último ano, as praias do Mariscal e Quatro Ilhas já contavam com o selo Bandeira Azul e, para o próximo verão, além de manterem o respeitável status, mais uma das praias de Bombinhas entra para o programa. A Praia da Conceição também foi contemplada com o selo internacional de responsabilidade socioambiental. Saiba agora o que é o Programa Bandeira Azul em Bombinhas e conheça um pouco sobre cada praia detentora do selo.

 

O que é o Programa Bandeira Azul em Bombinhas?

O Programa Bandeira Azul é um selo internacional de responsabilidade socioambiental. Fundado na França em 1985, ele contempla praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a 34 rígidos critérios de classificação. O programa está presente em 45 países e é um fator determinante na escolha do destino de muitos turistas, sejam nacionais ou internacionais.

Na temporada 2019/2020 apenas 8 praias de Santa Catarina se classificaram para o programa. Entre elas, duas praias de Bombinhas: Mariscal e Quatro Ilhas. Para a temporada 2020/2021, além das detentoras do selo manterem o status, mais uma se classificou para o programa: a Praia da Conceição. A conquista deixa a península catarinense em uma posição de destaque ainda maior. Bombinhas é o município com o maior número de praias com Bandeira Azul no Brasil.

 

Programa Bandeira Azul em Bombinhas. Foto: Divulgação/Setur Bombinhas.

 

O Selo Bandeira Azul garante que os visitantes vão encontrar um destino turístico com um ambiente limpo, seguro, com qualidade de água e com serviços e infraestruturas adequadas. Entre os critérios de classificação, estão os seguintes tópicos: 1) Informação e educação ambiental; 2) Qualidade da água; 3) Gestão ambiental; 4) Segurança e serviços.

 

Agora, vamos conhecer as praias de Bombinhas com Bandeira Azul?

 

Praia do Mariscal em Bombinhas

Considerada uma das praias mais populares de Bombinhas, a Praia do Mariscal está situada na porção leste da península. Apesar da sua curta extensão, com apenas 205 metros de uma ponta à outra, a praia possui uma das maiores faixas de areia, além de uma grande área de restinga preservada (com passarelas em deck para acesso a praia).

A Praia do Mariscal ainda possui uma ótima infraestrutura para recepção dos visitantes. Por toda a sua orla, se estende um grande calçadão, com vagas para estacionamento de veículos, faixa para atividades esportivas como ciclismo, patins e corrida, calçada ampla e com acessibilidade, além de uma pracinha com parquinho infantil.

 

Praia do Mariscal participa do Programa Bandeira Azul em Bombinhas. Foto: Rodrigo Dalri.

 

A Praia do Mariscal em Bombinhas se tornou elegível no Programa Bandeira Azul pela primeira vez na temporada 2019/2020 e, desde então, mantém o título anualmente. No destino turístico, iniciativas públicas e sociais se responsabilizam por manter o local preservado.

 

Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas

Destino favorito dos surfistas, a Praia de Quatro Ilhas é perfeita para casais, famílias e grupos de amigos que procuram um local tranquilo e conexão com a natureza. A maior parte dos seus 1.016 metros de extensão não possui área urbanizada na orla (principalmente no canto esquerdo da praia), proporcionando um aspecto paradisíaco à paisagem.

Assim como a Praia do Mariscal, a Praia de Quatro Ilhas também possui uma grande faixa de areia branca, formada por cristais de quartzo. Em seu mar, por estar de frente para o oceano aberto, possui ondas que variam de médias e intensas, além de ventos perfeitos para a prática de windesurf e outras atividades esportivas radicais.

 

A praia de Quatro Ilhas em Bombinhas possui o selo Bandeira Azul. Foto: Feat Design.

 

A Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas se tornou elegível no Programa Bandeira Azul pela primeira vez na temporada 2019/2020 e, desde então, mantém o título anualmente. No destino turístico, iniciativas públicas e sociais se responsabilizam por manter o local preservado.

 

Praia da Conceição em Bombinhas

Situada logo após a Praia do Canto Grande (a mais extensa de Bombinhas), na porção sul da península, a Praia da Conceição é perfeita para visitantes que procuram tranquilidade e uma linda paisagem, sem abrir mão dos confortos urbanos. São 453 metros de uma ponta à outra da praia, que possui uma faixa de areia de tamanho médio e mar de ondas que variam de médias a intensas.

Um calçadão à beira-mar se estende por toda a extensão de sua orla, com estacionamentos, restaurantes, bares com atendimento na areia e beach clubs em seu entorno. Na areia da praia, ainda, conta com o funcionamento de diversos serviços, como aluguel de cadeiras e guarda-sóis ou equipamentos aquáticos como stand up paddle e caiaque.

 

Praia da Conceição é a mais nova praia de Bombinhas a integrar o Programa Bandeira Azul. Foto: Rodrigo Dalri.

 

A Praia da Conceição é a mais nova praia de Bombinhas a integrar o Programa Bandeira Azul. Tornou-se elegível pela primeira vez na temporada 2020/2020.

 

 

Procurando onde se hospedar em Bombinhas para conhecer todas as praias do Programa Bandeira Azul em Bombinhas? A Pousada Villa Maciel está situada a apenas 100 metros da Praia de Quatro Ilhas, uma das primeiras a ganhar o selo na região. Além disso, fica a apenas 3,4 km da Praia do Mariscal e 7,3 km da Praia da Conceição, as outras praias de Bombinhas que possuem o selo Bandeira Azul.

 

 

Faça a sua reserva antecipada e venha desfrutar das belezas naturais de Bombinhas em qualquer época do ano.

0 Comments

Leave your reply